Sunday, July 08, 2007

A Casa

Essa menina vivia numa casa antiga, daquelas grandes com muitos quartos, salas e outras divisões. Uma casa enorme, de estilo senhorial, rodeada de frondosos jardins, com arbustos labirinticos e fontes que jorravam água dia e noite.
As paredes altas sustentavam tectos de gesso decorados com frescos idílicos, anjos sentados em nuvens e olhar indefinido, como que vivendo num eterno sonho. O chão de madeira maciça, mantinha-se sólido, bonito e imponente.
Costumava passar as tardes a percorrer os corredores, abrindo as portas e espreitando aqui e ali, com a esperança de a cada vez desvendar um novo segredo. Vivia um pouco as histórias de mistério que o seu avô lhe havia contado, sobre passagens secretas, portas invisiveis e estantes de biblioteca móveis que davam acesso a outros mundos.
Entre as inumeras portas que existiam naquela casa, havia uma em particular que desde sempre tinha sido proibido abrir. A menina não sabia bem porquê, mas tinha qualquer coisa a ver com um perigo oculto. Desde sempre lhe haviam dito para não abrir aquela porta antiquissima, talvez a mais antiga da casa, sem lhe darem uma explicação concreta mas sempre aludindo às consequências nefastas que adviriam do incumprimento daquela ordem, a qual a menina sempre se comprometeu a cumprir.
Por várias vezes tinha questionado o que existia por detrás dela, mas o assunto sempre havia sido desviado com grande subtileza e facilmente substituído por outras histórias de fantasia e alegria.
E até hoje, sem saber muito bem porquê, nunca essa porta foi aberta e continua incognito o que ela guarda...

3 comments:

Paula Raposo said...

Muito bom regresso às tuas pequenas histórias. Beijos.

Sofia said...

Creio que essa porta guarda sempre o futuro. E esse nunca se vê, vai-se sonhando com ele, construindo-o aos poucos, mas é sempre uma incognita.

Gostei!

beijocas

Sete & Soraia said...

ola!

bem desculpe mas andavamos por aqui pelos blogs e encontramos este..^^
do qual gostamos tanto da apresentação como do ultimo post..:)

beijos