Monday, December 03, 2007

Feng Shui para pessoas

A arte do Feng Shui é quase tão velhinha como o Mundo e nasceu onde nasceram todas essas artes milenares que têm como unico fim o nosso bem-estar: a China!!
Basicamente, o que o Feng Shui nos diz é que todos nós, bem como os objectos que nos rodeiam, somos energia. Por isso, na construção (no sentido mais lato da palavra) de uma casa há que estabelecer uma ordem de forma a que essa energia possa fluir de forma natural e, assim, contribua para um equilibrio natural que se traduz no nosso bem-estar. Na essência desta filosofia está o conceito de que, em termos externos, a orientação do edificio, os materiais utilizados, a organização das divisões e, em termos internos, a escolha dos objectos, das cores e a sua disposição no espaço contribuem para o fluir das energias positivas ou para a criação de barreiras que as tornam negativas.
Da mesma maneira, acho que o conceito se aplica às vidas das pessoas. Eu já descobri o meu Feng Shui e utilizo-o diariamente para manter em alta a minha boa disposição (e também para contrariar os dias menos bons...)
Assim, e pegando nos principios essenciais, tento que tudo o que me rodeia contribua de uma forma ou de outra para o meu bem-estar. Obviamente, tudo começa pela minha casa. Descobri recentemente (há coisa de um ano talvez) a diferença que uns cortinados podem fazer pela minha sala ou pelo meu quarto, tornando a minha estadia neles bastante mais agradável. Depois, fui estendendo o mesmo principio a minha vida quotidiana. Por exemplo, eu considero-me uma pessoa que tem alguns cuidados com a alimentação, mas se me apetece um doce já não me impeço de o comer, porque se ele me traz bem-estar nem que seja por breves momentos, é sempre bem-estar. Da mesma forma, se me apetece sair, mesmo tendo que trabalhar no dia seguinte, saio porque, mesmo sabendo que vou estar cansado no dia seguinte, ao menos diverti-me quando me apeteceu.
Entretanto, passei para a roupa. Hoje em dia fujo dos tons neutros e escuros e aposto muito mais nas cores vivas e o que é certo é que, além de me darem um ar muito mais enérgico e alegre, inconscientemente contribuem para que eu próprio me sinta assim! Aprendi também que de facto devemos, dentro do possível, procurar peças de roupa que nos fiquem bem. Não aquelas que ficam bem nos manequins da montra ou aos outros, mas aquelas que nos assentam realmente bem...em nós!! E muitas vezes compensa aquele extra que temos que pagar por roupas de marcas mais conceituadas, porque de facto têm um corte muito melhor.
Como não descanso nesta minha Antropo-Sociologia auto-didacta, comecei a perceber também a influência que as nossas acções têm nas outras pessoas e vice-versa. E deste modo, reparei que quanto mais bem disposto eu estiver, maior é a probabilidade de ver essa atitude reflectida nos outros e, consequentemente, a atitude dos outros para comigo ser recíproca, ou seja, quanto mais bem dispostos andarmos melhor os outros se vão sentir junto de nós e, como numa espiral, melhor vamos estar junto deles. Essencialmente, nesta fase, o truque está em rodearmo-nos de pessoas que estejam bem consigo mesmas, bem-dispostas, alegres e carregadas de energia positiva e afastarmo-nos de pessoas pesadas, carregadas e negativas. Não quero com isto dizer que deixemos os nossos amigos que não estão nos seus melhores dias fechados em casa. Nada disso!! Estou a falar, não das pessoas que por um motivo ou outro se sentem tristes, mas daquelas que nunca estiveram nem nunca estarão de bem com a vida.
Mas, esta característica do efeito acção-reacção ainda tem outros efeitos extremamente benéficos porque esta energia acaba por ser transmissível, desde que estejamos dispostos a isso. Sempre que algum amigo(a) está a atravessar uma fase nublosa é muito fácil - se praticarmos estas ideias - ajudá-lo(a) a dissipar essa névoa, passar-lhe esperança e conseguir que acreditem que melhores dias virão. Porque, de facto, eles vêm sempre!!!
E toda esta minha teoria não se fica por aqui. Porque, se não é nenhum segredo mágico para levarmos a vida sempre alegres e contentes, ela leva-me a aceitar as dificuldades com naturalidade e alguma descontracção dando uma ajudinha a encontrar a solução e tentar aproveitar o melhor da vida.
Por ultimo, mas não menos importante e sempre presente, o cuidado que tenho em lembrar-me de alguém que sempre se esforçou por enfrentar a vida com um sorriso nos lábios. Por muito mal que as coisas corressem, essa pessoa encarava as coisas como factos consumados e, uma vez que não vale a pena chorar sobre o leite derramado, a sua atitude era sempre a de atirar com as coisas para trás das costas e seguir em frente. Com um sorriso nos lábios!! (Sim, eu aprendi muita coisa contigo)

1 comment:

Sofia said...

Aqui está algo que eu devia aprender. Mas parece-me tão complicado. Ei sei q pode nao ser, mas às vezes as coias mais simples sao as mais complicadas.

Vou ficar aqui a pensar no teu post....