Friday, March 31, 2006

Pensamentos

Já é tarde. É uma da manhã. Está tudo sossegado, os meus vizinhos estão em silêncio. Também os cães lá fora, nos quintais das vivendas, estão calados. Esta noite não se ouvem as sirenes das ambulâncias. Está tudo calmo.
Apaguei a televisão...já estava cansado de a ouvir. Disseram-me que a lua estava linda, mas a verdade é que nem reparei. Devia vir a pensar noutra coisa qualquer. Como agora, em que a única coisa que ouço é o zumbido das lâmpadas nos candeeiros lá fora, o tic-tac do despertador e um ou outro carro lá embaixo.
Podia estar à janela, mas já conheço a vista de cor. À minha esquerda o mar estende-se até ao Cabo. À minha frente germinam as moradias unifamiliares. À minha direita vejo as luzes dos automóveis que passam na autoestrada e ao fundo as encostas da serra. Tudo pontilhado pela luz laranja da iluminação pública.
Sim, está tudo sossegado...e à falta de distracção e de sono (provocada por uma bica tomada às sete e meia da tarde...ou não!) começo a pensar.
É um defeito que tenho. Não consigo que a minha mente descanse. Nem por um minuto consigo abstrair-me de pensar em alguma coisa, de ter ideias a girar na minha cabeça. E vou de umas para outras, correndo ligeiro, até me esquecer do caminho de volta. E então não tenho outro remédio senão continuar.
Se chego a alguma conclusão, não vale de nada porque não me recordo como cheguei a ela. Se não chego a conclusão nenhuma não posso voltar atrás, retomar o raciocínio e escolher outro caminho. Talvez por isso goste tanto de escrever. Assim que me esqueço do caminho que estava a seguir, só tenho que reler o que está para trás. E, assim como assim, mesmo que amanhã me esqueça que pensei nisto ou naquilo, ficou tudo registado.
Muitas vezes também penso para me distrair ou para me desviar de determinado assunto que me desagrada. E então forço uma derivação, uma divergência, e começo a divagar por um tema diferente. Com isto acabei por desenvolver muitas teorias, filosofias e pensamentos avulsos sobre as pessoas e o Mundo (leia-se Universo). Porque sendo estes os meus temas preferidos de reflexão, a verdade é que as pessoas me fascinam.
Perco horas em cada dia a compilar mentalmente análises, observações, ideias, sugestões, motivações, intenções e outros elementos acabados em "ões" sobre as pessoas. O que fazem, porque o fazem, o que escondem, o que pretendem na realidade, o que querem, o que esperam, com que sonham, o que desejam, do que têm medo, o que as assusta, o que as alegra, entristece, preocupa ou descansa.

5 comments:

Anonymous said...

Sabes o que resulta muito bem nesses momentos, para relaxar e libertar a mente? Ouvir música...

Salseira said...

Também resulta a meditação... para quem consegue meditar...

Eu ando a tentar praticar mas é-me muito difícil poruqe também eu tenho dificuldade em não divagar mentalmente.

Mas acho que é muito importante aprendermos a concentrarmo-nos no aqui e agora. Porque deve ser assim que se deve viver. Sem culpas e grandes saudosismos do passado e sem grandes preocupações pelo futuro. As idas ao passado são importantes mas apenas para resolvermos problemas e fecharmos portas por forma a conseguirmos viver bem no presente.

A Vida é aquilo que está a acontecer agora.

Mas para mim é muito difícil colocar isto em prática.

Anonymous said...

O comentário da tua amiga "salseira" é dos mais certos que já li, além disso dá muito que pensar, se o quisermos pôr em prática. Procura segui-lo, mas sem te culpabilizar pelo que consegues ou não consegues. Aceitem-se como são. O conselho também é para ela se me é permitido. Só duas coisas certas temos na vida : 'o acto de nascer e o acto de morrer. Do ontem resta-nos fechar a porta,
o futuro como será ? Logo há que viver o "Aqui e Agora", como disse atrás sem culpas, sem traumas, sem mágoas. Já passou nada mais há para fazer. Beijinhos

Salseira said...

Muito obrigada pelo comentário "mãe"!

Walter, há tantos "anjos" ou anjos, como preferires, por aí a enviarem-nos mensagens... que tal ouvi-los com alguma atenção?

Maria Carvalho said...

Este texto também poderia ser 'meu'!! Beijos, boa semana para ti.