Monday, October 15, 2007

Relacionamentos

Há qualquer coisa de especial num convite para a casa de alguém. Se vêem as coisas como eu, a casa é talvez dos locais mais intimos que temos, que maior privacidade exige...e se pensarmos que é o sitio onde fazemos as coisas mais importantes da nossa vida, tais como dormir, comer, onde vivemos com a nossa familia ou a sós, compreenderão o que digo.
Convidar alguém para a nossa casa é convidar para partilhar da nossa privacidade, para participarem da nossa familia, para viverem um pouco da nossa vida. Sei que a maior parte das vezes, quando convidamos alguém, nem sequer pensamos no assunto...muitas vezes se tudo corre bem, nem depois nos lembramos disto. Mas se as coisas não correm bem aí já nos sentimos completamente ultrajados e desrespeitados, porque afinal é a "nossa casa"!!! Portanto, mesmo para quem não tem a mesma perspectiva que eu, se calhar isto até faz sentido.
Ainda mais especial do que convidarem-nos para entrar na sua casa (que já de si representa bastante) é convidarem-nos para nos sentarmos à mesma mesa, partilhar da mesma comida, da mesma bebida, da mesma companhia. Já pensaram bem, quando convidam alguém para as vossas casas, o que isso implica? A meu ver, é talvez a maior prova de confiança que alguém nos pode dar...a etapa mais importante no desenvolvimento de uma relação. Sentarmo-nos à mesma mesa que os pais, os irmãos, os filhos, os amigos mais antigos de alguém é o mesmo que nos dizerem: "vem, senta-te e sê um de nós!".
Talvez muitos achem que estou a exagerar...mas pensem bem no que representa convidarem alguém para partilhar do vosso espaço mais íntimo. Depois digam-me o que pensam sobre isso.

1 comment:

Sofia said...

Não podias ter mais razão. Eu adoro ter os meus amigos na minha casa, oferecer-lhes da minha comida, dar-lhes a beber a minha bebida, partilhar a minha musica, o meu sofá. Agora até a minha shisha ;).

E tambem te posso confessar que o meu ultimo grande "desgosto" ou "amargo de boca" que tive foi exactamente nao me sentir bem vinda numa familia que era muito importante para mim. Fomos jantar a um restaurante, um dos membros à ultima desistiu e a "magia" quebrou-se!

bjs amigo