Monday, November 26, 2007

"Control"

Um filme fantástico sobre os Joy Division e o seu malogrado vocalista e líder, que se suicidou aos 23 anos.
Esta banda de culto, que se tornou um marco indelével na história da musica alternativa underground do final dos anos 70, é sem sombra de dúvida um elemento fundamental na discografia de qualquer "connoisseur".
Inspirados por algumas referências da altura como David Bowie, Iggy Pop, os Buzzcocks ou mesmo Sex Pistols, estes quatro rapazes de Macklesfield, Manchester, seguiram um caminho próprio, ainda que com algumas alusões a Jim Morrison e aos The Doors, traçando as linhas essenciais do underground dos anos 80.
Não tendo tido uma carreira de popstar, o seu percurso fez-se essencialmente em bares e discotecas obscuras e o seu publico era constituído maioritariamente por jovens adeptos deste movimento.
Quando finalmente se preparavam para uma digressão de duas semanas pelos Estados Unidos, dá-se o trágico acontecimento que pôs fim a uma das bandas mais marcantes da época.
Após a morte de Ian Curtis, os restantes elementos prosseguiram o seu rumo fundando os New Order que, apesar de recolherem algumas tendências dos Joy Division, enveredaram por um caminho diferente, eventualmente mais pop, seguindo a corrente electrónica dos anos 80, através da presença constante dos sintetizadores.
Neste filme (produzido por Debbie Curtis, a mulher de Ian, e baseado num livro que a própria escreveu), que conta com a participação da bela Alexandra Maria Lara, Anton Corbijn retrata a vida de um jovem de Manchester com um dom muito próprio para a poesia e que sempre quis sair de Macklesfield. À semelhança de muitos jovens da sua idade, Ian sentia-se incompreendido o que, aliado a uma personalidade algo depressiva e à epilepsia diagnosticada por volta dos seus 20 anos, trouxe ao mundo uma perspectiva muito peculiar da realidade e da vida, mas também enormes dificuldades de adaptação social e aceitação da sua própria doença.
Ian Curtis morreu a 18 de Maio de 1980, a menos de dois meses de fazer 24 anos...

No comments: