A receita para um fim de semana espectacular consegue ser tão simples que nos faz sentir um bocado...como hei-de dizer...carneiros!
Estive em Marialva, a convite de um parceiro da empresa onde trabalho, uma pequena aldeia perdida na serra, onde as casas ainda são de granito, o aquecimento é feito a lenha e as pessoas são por demais amistosas!
O caminho até lá é fácil, relativamente rápido e confortável, já que temos auto-estrada até à Guarda e depois temos apenas uns 40km em estrada secundária com óptimo piso. Apesar do frio (à passagem pela Guarda registámos -3,5ºC e na estrada secundária apanhámos -4.5ºC), é um sítio óptimo para desligarmos da rotina do dia-a-dia já que a quebra com o ambiente urbano é total.
Depois de 4h de viagem (com uma paragem pelo caminho) fomos recebidos pelos proprietários das Casas do Côro, gente que parece da cidade e que levou para a aldeia todo o refinamento possível. A casa, um velho celeiro totalmente recuperado, manteve a traça da arquitectura local, com grossas paredes em granito da região suportando traves em aço pintado de cinza onde se apoia o telhado em madeira maciça. O chão é de xisto preto, contrastando com as cores claras das paredes interiores. O mobiliário antigo, também ele recuperado, alia-se perfeitamente com o design moderno quer dos equipamentos da casa (casas de banho, bar, caixilharias, portas, etc.) quer das peças decorativas que embelezam o espaço.
Os quartos, inseridos em casas à volta do edificio principal, mantém a mesma conjugação moderno-antigo, dotados de todo o conforto necessário para suportar as condições climatéricas mais adversas.
A comida é divina...embora baseada nos ingredientes tradicionais da região, a confecção e apresentação é contemporânea, moderna e actual. A cozinha, não sendo excepcional, tem uma óptima qualidade, recomendando-se tanto as sopas, como os pratos e as sobremesas.
Outro dos pontos atractivos da zona são precisamente as suas paisagens agrestes com montes e vales de uma beleza extrema, onde se respira algo de histórico e muito natural. Num passeio todo o terreno, experimentámos o prazer de pilotar pick-ups em caminhos de dificuldade satisfatória. Para quem gosta deste tipo de aventuras, este é um local excelente, com vistas magnificas e um ambiente que, apesar do frio, se torna aconchegante de tão familiar.
Em jeito de conclusão, recomendo vivamente que tirem um fim de semana para darem um saltinho até Marialva. Vão gostar!
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment