Sunday, November 04, 2007

Manifesto Editorial

A criação deste blog teve, na sua essência, como objectivo unico e fundamental tornar públicos alguns (não todos) dos textos que escrevi e vou escrevendo. Neles narram-se histórias reais ou fantasiosas, relatam-se situações e acontecimentos, expressam-se opiniões, explanam-se teorias, divaga-se sobre ideias e pensamentos...enfim, escreve-se.

Desde o primeiro post, foram (e continuam a ser) três as premissas que conduzem este blog, a saber: a veracidade das coisas que aqui são ditas, o respeito pela privacidade dos outros e o direito de resposta.

Sobre a primeira há que dizer que, excepto no caso das narrativas fruto da minha imaginação e que me parece óbvia a sua identificação, nunca aqui foram escritos quaisquer factos ou dados que não correspondam à verdade. Exceptuam-se também os posts cuja veracidade não foi confirmada, desde que tal esteja clara e indubitavelmente explícito.

Quanto ao respeito pela privacidade dos outros, e uma vez que esta não é nenhuma publicação jornalística, sempre pautei por salvaguardar a identificação de pessoas, locais ou outros dados que eventualmente possam conduzir à identificação do(s) interveniente(s). É uma regra que já me tem trazido alguns dissabores, porque se uns "agradecem" a manutenção do seu anonimato, outros identificam-se com o escrito e sentem-se visados pelos textos.

Por ultimo, e não menos importante, o direito à resposta é condição sine qua non deste blog. Da mesma forma que me dá prazer reflectir e opinar sobre os assuntos, as pessoas e/ou os acontecimentos, também tenho que lhes proporcionar o direito ao exercício da sua defesa. E assim, posso garantir que nunca em caso algum foi negado esse direito fosse a quem fosse. Todavia, como é óbvio, a este blog reserva-se o direito de filtrar o uso de linguagem ofensiva de cariz gratuito ou a utilização de linguagem imprópria (que, felizmente, nunca aconteceu...Agradeço a Deus a educação e o nível dos que me visitam!!) bem como a sua utilização com o intuito de veicular informação inútil - vulgo spam.

Resta-me, portanto, salientar que além destas três premissas o estatuto editorial deste blog se orienta exclusivamente para a divulgação das opiniões, ideias, teorias e histórias que o seu editor (Je) considera pertinentes sem qualquer intenção de ofensa, difamação ou atentado à reputação e boa fama seja de quem for.

Bem, e depois de toda esta lenga-lenga juridico-legalo-oficial (digam lá, até parece que foi um jurista que emitiu o documento não parece???) quero apenas dizer que tudo o que aqui escrevo reflecte essencialmente opiniões, pontos de vista e estados de espírito sem intenção de ferir as susceptibilidades de ninguém.

A quem alguma vez se sentiu injuriado ou injustiçado pelo que escrevi, deixo aqui as minhas mais sinceras desculpas e reitero desde já o direito que vos assiste de se manifestarem.

Mais uma vez obrigado por me visitarem e pela atenção que me dispensam!

Bjos (para elas) e abraços (para eles)

1 comment: