Tuesday, November 15, 2005

Estranho Mundo!

Sempre considerei o Mundo, como uma concha estável e constante, em que só dependia das pessoas a maneira como viviam a vida. Ultimamente, por via de diversas circunstâncias, tenho vindo a tomar uma outra consciencia dele...mais até das pessoas.

Nos ultimos tempos, tenho conhecido pessoas com personalidades/comportamentos que a meu ver são no mínimo bizarros. Atitudes e formas de pensar que, apesar de me considerar uma pessoa com horizontes abertos, nunca concebi serem normais. Mas a verdade é que cada vez mais me convenço que talvez esses comportamentos sempre tenham existido e que eu simplesmente não me apercebi deles...talvez tenha sempre visto um pouco as pessoas à minha própria imagem.

São casos que não quero aqui comentar, por respeito à privacidade dos outros e à confiança que depositaram em mim. São comportamentos, que considero estranhos, sobretudo pelo facto de um dia as pessoas agirem ou falarem (quem sabe pensarem) de uma maneira e no outro fazê-lo de modo totalmente oposto. Eu sempre aceitei que houvesse pessoas assim, nunca pensei é que fossem tantas. Não me refiro exactamente a questões de opinião, ou de principios, mas de atitudes para com os outros. Ou seja, se num dia são tudo para eles, no outro não são nada.

Curioso um caso que aqui posso comentar, por ser da minha inteira responsabilidade (autoria?!?!)...o caso de Sofia. Acho estranho que, depois de ter tido a amabilidade de convidar alguém para dançar, o que pressupunha alguma abertura para iniciarem uma eventual amizade, agora pareça que de alguma forma evita encarar alguém. É capaz de passar a 50cm dele e desviar o olhar como se não o tivesse visto. Não queria pensar que pudesse ter-se passado alguma coisa que a tivesse levado a mudar de atitude...porque para falar a verdade, além daquela noite não se passou mais nada.

Já me questionei se seria uma questão de timidez ou de "já dei o primeiro passo, ele agora que dê o segundo"...mas se for timidez, como teve coragem para convidar alguém para dançar? Não que sinta que ela se tenha arrependido de o ter convidado para dançar....também não me parece que seja o caso. Mas de facto acho estranho este "fechamento". Quase diria que ela não lhe dá abertura a iniciar uma conversa. Também pode ser um conjunto de coincidências que, em todas as situações em que planeou uma aproximação, as próprias circunstâncias o dificultassem. O que a juntar com a natural falta de habilidade de alguém para lidar com as pessoas a este nível, tem tido resultados pouco animadores. A verdade é que a atitude dela não tem facilitado a tarefa a alguém...não sinto que haja um afastamento voluntário da parte de Sofia, mas verdade seja dita, não é das pessoas com quem seja mais fácil iniciar um relacionamento social.

4 comments:

vero said...

Como eu entendo estas tuas palavras!!!
Também eu me questiono sobre este tipo de comportamentos... conheço especialmente uma pessoa...que honestamente nao consigo entender, aos olhos dos outros, ele simplesmente é um "palhaço", ou um "parvo" qualquer...mas para mim não... ele tem uma visão da vida totalmente diferente, num dia diz uma coisa, mas os seus actos não correspondem ao que ele diz... o que devo fazer?!? Não o consigo perceber... é demasiado estranho!!!É certo k o simples facto de ser de outra naturalidade, ter outros costumes, etc... tb tem a sua influência...mas honestamente??? Não o consigo entender, mas faço um esforço terrível....loool
Beijinhos***

vero said...

Bem, com esta conversa toda esqueci-me de dizer o k acho a respeito do comportamento da "Sofia". Para mim é bastante claro... talvez por eu ser mulher e entender bem este tipo de comportamento...( ou por já ter feito exactamente o mesmo...loool). Ela simplesmente ganhou coragem para convidar "alguém" para dançar, "alguém" que sem dúvida alguma lhe despertou o interesse... e agora passa e nada diz? Simples, tem interesse na pessoa, mas ou é tímida, ou insegura e agora é a vez dela pensar " se ele estiver interessado, vai dar o segundo passo", porque se ele não o der, ela nunca o irá fazer porqeu irá sentir isso como uma rejeição da parte dele... posso estar errada, mas honestamente? Duvido muito, mas muito mesmo.... ;)
Beijinhos***
( Diz-me o k achas, ok? )

Anonymous said...

As atitudes e os comportamentos das pessoas mudam, porque crescemos, porque se alteram as circunstâncias da vida, ou muitas vezes funciona como "defesa ou medo
de qualquer desilusão", o que não quer dizer que algo, dentro de nós, tenha mudado. Uma atitude diferente num momento diferente não tem, obrigatoriamente,que mostrar que algum sentimento mudou dentro de nós. É essa descoberta que nos faz escolher quem queremos para nossos amigos. Enfim poderia dar-te mil e uma razões para essa mudança de atitude das pessoas que vivem à nossa volta, mas o certo é que ninguém é semelhante, sequer, à tua imagem. "Talvez a Sofia se sinta insegura e, por conseguinte, tenha adoptado uma "atitude de defesa", embora no seu íntimo nada tenha mudado, tu é que tens de
descobrir, se queres realmente fomentar uma amizade. Passa a 50 cm e desvia o olhar, porque deu o primeiro passo mas não se sente segura para dar o segundo (quero acreditar que no seu intímo está a fazer um pouquinho o que se chama de jogo do gato e do rato). Talvez tenhas de ser tu a dares o seguinte, com determinação, com força e sem esses complexos para o que chamas de: "natutal falta de habilidade para lidar com estas situações", age naturalmente. Luta por essa que julgas ser uma bela amizade e por tudo aquilo que te possa fazer feliz.
É isto a que eu chamo viver. Esta luta diária, com algumas alegrias e como muitas tristezas, mas é esta a vida que temos para viver.

As reações femininas, como também sabes, são imprevisíveis. Muitas vezes demonstram que estão abertas aos relacionamentos mas precisam duma deixa ...para que se sintam seguras. O mérito muitas vezes é saberes ler-lhe o pensamento, o que é muito difícil. Beijinhos da mãe

vero said...

Olha, sem kerer abusar, e se quiseres claro, podemos comunicar pelo msn... se não quiseres, tudo bem, só acho k é mais fácil do que estar a escrever comentários...n axas? Mas não quero incomodar...
Beijinhos***