Thursday, September 13, 2007

Não somos pessoas de barro...

Ainda tenho a boca cheia de migalhas das bolachas que estive a comer depois de jantar. Hoje em dia já como poucos doces, mas quando venho do ginásio sabe-me bem comer uns açucares!
Mas vamos ao que interessa...o texto.
Quem é que em criança não brincou com barro ou plasticina? E lembram-se como era bom meter as mãos naquela massa terrosa e mole, apertá-la e fazê-la passar entre os dedos? Era fantástico, não era? Eu pelo menos adorava aquela sensação de espremer a argila...e depois gostava de a moldar e criar tudo e mais alguma coisa.
Mas nós não somos pessoas de barro. Não somos moldáveis nem deformáveis e nunca tentei fazer com os outros o que fazia com o barro. Por isso mesmo, sempre tive alguma dificuldade em aceitar que o tentassem fazer comigo.
Todavia, todos temos momentos de fraqueza e vulnerabilidade, e tendemos a "adaptar-nos" demais aos outros ou às situações e também eu deixei que o fizessem comigo (mea culpa sem culpa mas com responsabilidade). E não gostei da obra de arte que criaram...porque simplesmente não era eu. Aliás, eu não podia ser eu.
Ao olhar para trás vejo que não gostei de ser moldado, torcido, amassado até me tornar o que não era eu, só para ficar à imagem do ideal de alguém.
Aprendi com o meu erro (porque nestas coisas não sei se o erro maior é o de tentarem moldar-nos ou deixarmo-nos moldar) e hoje grito bem alto, a plenos pulmões, para quem me quiser ouvir: "Não sou uma pessoa de barro!!"

4 comments:

Paula Raposo said...

Sempre detestei o cheiro a barro! E não, não somos de barro. Felizmente.

Sofia said...

Sabes que um dia me deram essa desculpa, do se terem deixado moldar e etc. Na verdade olhei para as maos e apesar de nao ver pedaçinhos de barro nem sentir o cheiro horrosoro que a Paula fala, me senti culpada.

Hoje, olho e presente e sei: Nao fui eu que moldei, amassei e transformei ninguem. Afinal o problema estava na figura, que nunca se tinha visto ao espelho. ;)

Não quero com isto dizer, que nao entendo do que falas. Pena é q muitos usem essa do barro.

É que já nao cola mesmo!!

bjs

Anonymous said...

Tu és terrivel!! Esperas uma pessoa ir de férias para postares uma data de textos, assim... ler tudo de seguida... uma pessoa não absorve tanto >( mas ok... estás perdoado pk os textos estão em grande!
Espero k esteja tudo bem por ai. Beijinho grande, amigo :)

Anonymous said...

Estás diferente...