Thursday, February 02, 2006

Aromas e Cheiros

É engraçado ver como os aromas e os cheiros são capazes de despertar em nós determinadas recordações. Há pouco entrei no carro e senti um aroma que há muito não sentia...e um aroma bem característico. Fez-me lembrar duas pessoas a quem eu e os meus pais muito devemos: a Edite e a Tété. Duas primas da minha mãe que nos acolheram durante dois anos na sua casa, em 1975, quando chegámos a Portugal, apenas com a roupa que trazíamos no corpo e uma pequena mala com os pertences de um bébé nascido havia 28 dias.
Nunca esquecerei estas duas pessoas, não só pelo que fizeram por nós, mas pela ternura com que me tratavam. Desde darem-me de comer, a vestirem-me, brincarem comigo e inclusivamente fazerem-me diabruras (de uma das quais tenho hoje uma fotografia), trataram-me quase tão bem, porque igual é impossível, como a minha mãe.
Há uns meses atrás, estive com a minha mãe precisamente na rua onde morámos nessa altura, uma paralela à Av. da Igreja, em Alvalade, e é curioso como, apesar da minha idade, ainda me lembrava perfeitamente onde era a casa. Também a minha mãe adorou, não só o passeio, como o relembrar desses tempos em que no meio de preocupações e desespero, houve sempre lugar para tanto amor e carinho. O meu pai, apesar de não estar presente, certamente também se lembraria da rua, das lojas, dos vizinhos, do quarto onde tanto se esforçou a estudar para proporcionar à nossa familia (irmã incluida, que viria a nascer dois anos mais tarde) a melhor qualidade de vida que pudesse. Nem sabem eles o quanto lhes estou agradecido por tudo o que fizeram e têm feito, tanto por mim como pela minha irmã.
Foi bom por momentos recordar essas histórias que se passaram há 28 anos e que nunca esqueci e jamais esquecerei. Obrigado mãe, obrigado pai...e em especial (neste post) muito obrigado a ti Edite e a ti Tété por tão desinteressadamente nos terem ajudado quando mais precisámos!!!

Um beijo grande do Nicas (batatinha...miudinha...douradinha, acabada de fritar!)

8 comments:

Salseira said...

Uma linda homenagem!

Tens o coração cheio de coisas boas!

Eu fiquei a gostar da Edite e da Tété!

Rosa said...

Como te compreendo! Eu revivo o meu passado através dos perfumes! :)

Caiê said...

O meu narizinho também é apuradíssimo!

Maria Carvalho said...

Cheio de ternura o teu texto. Beijos, bom fim de semana.

Anonymous said...

Como o ser humano precisa de tão pouco para que:

Num momento se sinta cansado da vida, em que os problemas parecem não ter fim, a cruz cada dia mais pesada e o caminho sempre tortuoso. Tudo é escuro e triste...No momento seguinte, e este agora é o meu momento, só meu, e nunca mais o esquecerei até que Deus queira que continue neste mundo atribulado. É o momento mais sublime, mais cheio de amor e recompensa, que qualquer ser humano pode desejar, por todas aquelas falhas, descuidos eu sei lá, que alguma vez possa ter tido para com os seus filhos.

Obrigado, mil vezes obrigado pelas tuas doces palavras, que me aqueceram o coração quando as disseste, isso foi uma surpresa, embora saiba que sempre as sentiste e continuarás a sentir. É sempre tão bom ouvi-las, assim como aquele "abraço de até amanhã".

A grande recompensa que Deus está a conceder-me, não podia ser melhor, são as boas recordações que os meus dois filhos conservam duma infância, que não foi tão boa como mereciam nem como eu e o pai tinhamos planeado. Mas como tantas
vezes tenho tentado transmitir-vos 'a vida não é como gostaríamos que fosse, é mais fácil aceitá-la como ela se nos apresenta no dia a dia' . Há que vivê-la o mais intensamente possível quer através dos sonhos quer das realidades.

Ajudados, como dizes pela Tété e pela Edite, tentámos fazer tudo o que estava ao nosso alcance, talvez não da melhor maneira, mas como sabíamos e podíamos. Muita
coisa falhou, teremos errado muita vez, só uma coisa nunca regateámos
O AMOR COM QUE SEMPRE FORAM FILHOS MUITO DESEJADOS, especialmente tu que levaste quase seis anos para decidires se nos querias para Pais ou não.

Talvez tenha sido um pouco longa, mas não lamechas. É só porque me sinto uma mãe privilegiada, querendo partilhar a alegria com o seu filho.

Anonymous said...

Tão admirável como a ajuda da ti Tété e da ti Edite é a tua estima e gratidão por elas.

Que Deus te conserve assim.

Nina said...

Adorei ler-te :)

São sentimentos destes k fazem o ser humano diferente...e tu es mto especial, nunca mudes.

beijinhos

Anonymous said...

A tua mãe é adoravél!!
...e "quem sai aos seus"...
Beijos