Sunday, January 15, 2006

O meu pomar

Há pouco mais de trinta anos, foi-me dado um terreno para que o cultivasse e dele tratasse. Cuidei dele com o carinho que só um pai pode ter para com um filho. Todos os dias o regava, inspeccionava e carpia as ervas daninhas. Em tempos tive um belo pomar, com todos os tipos de árvores de fruto. Dediquei-lhe toda a minha vida.
Mas com o passar do tempo, e sem que me apercebesse, as árvores foram morrendo uma a uma. A falta de chuva dos últimos anos encarregou-se de o secar. O solo tornou-se árido e estéril, e os pequenos rebentos que tentaram ainda vingar, morreram queimados pela geada do último Inverno.
Olho agora, com profunda dor, este manto de terra amarelecida e inóspita e deixo de acreditar que algum dia volte a conseguir fazer crescer seja que planta fôr, neste pedaço de mundo esquecido. Olho agora exausto este deserto e dou-me por vencido. Não conseguirei jamais recuperar a fertilidade destes campos. Aqui, nada mais nascerá.

13 comments:

Anonymous said...

Nunca digas nunca!

Ainda há muito chão pela frente...

Anonymous said...

Quando nos damos por vencidos e meio passo para o estarmos,,cabe a ti e so ati dar a volta, ou ficar pre-vencido!!!
vencido ou vencedor???
beijo boa semana

Anonymous said...

O destino tem muito mais imaginação que nós... precisamente qd pensamos k nada mais existe, a vida mostra-nos um caminho cheio de coisas boas... o importante é manter a fé;-)
Ainda has-de ser mto feliz!! Um Beijo Grande

Zica Cabral said...

xi ........tanto pessimismo !Então nunca ouviste falar de adubo? Estrume............pois é quando o terreno está gasto, precisa de ser alimentado. E se aquele bocado está doente é preciso pô-lo de posio para que descanse e se refaça. Assim, o nosso interior também precisa de descanso e de adubo. Tens é que procurar dentro de ti qual é o melhor estrume e o melor momento para te pores de posio. Mas resulta. Dá tempo ao terreno para que se refaça e encontre os nutrientes que precisa
beinhos
Zica

Salseira said...

Oi!

Então que se passa?

Tu és um sonhador e, como todos os sonhadores, sofres desilusões. Mas também, como todos os sonhadores, rapidamente percebes que tens que dar a volta e sonhar com a felicidade. É assim?

Então vá lá... volta a sonhar!

Mas dá qualquer coisa aos teus sonhos de forma a que possam passar de desejos a objectivos!

Rosa said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Rosa said...

Então não? Basta voltares a dedicar-lhe a mesma atenção e carinho que no início...

Joaquim Amândio Santos said...

por cá vim para saudar e bater a uma porta que contém palavras que encarnam hospitalidade.
permaneci e saboreando a refeição servida, senti a falta do fruto agora proibido.

Maria Carvalho said...

Não é bem assim. Existirá um dia, se continuares a tratar do teu pomar, em que ele florescerá, mais belo do que nunca! Beijos.

Misty said...

Bom dia, BMan.
Já todos te disseram as palavras que haviam de ser ditas.
Reafirmo-as.

De facto, não te conheço para além das [poucas] palavras que trocámos nos respectivos blogues, mas, muito sinceramente, para alguém que escreve com todo o sentimento que te tenho lido, atrevo-me a dizer-te que até pode ser normal, por vezes, que venhas a ficar em baixo. As pessoas sensíveis são assim... Mas, (não estou a analisar, não estou a analisar, não estou a analisar), mesmo as pessoas sensíveis, como tu, não se podem deixar abater quando, no nosso pomar, a terra fica menos fértil. Há que aproveitar esses períodos para reflectir, para aprender, inclusivé a estar só. E de repente ...zás! - começa a chover outra vez e o ciclo renova-se...
Bjs, e fica bem!

Anonymous said...

Sinto-me impotente perante tanta dor e desânuimo, dava anos da minha vida para
evitar todo esse sofrimento. Apesar de tudo continuo a acreditar que só tens que
revolver essa terra, oxigenando-a, para que nem que seja um rebento que tenha
resistido à geada, possa de novo florir. Mistura com essa terra alguns
nutrientes e adubos, que tu tão bem sabes onde ir buscar e verás como restam
muitos rebentos que apenas precisam de subir à superfície para que o sol volte a
fazê-los crescer..

Não posso deixar de transcrever um pequeno texto, que neste momento, te poderá
fazer reflectir na encruxilhada em que te encontras.

"Porque não te descontrais? Descontrai-te e deixa-Me controlar a situação, pois
quanto maior for a tensão e o esforço na tua vida, menos tu consegues fazer. Por
que não acompanhas a natureza, fluindo com a corrente, realizando o que deve ser
feito, muito simples, natural e alegremente? Por que não gozar a vida , em vez
de vivê-la com obstinada determinação, forçando-te a fazeres isto, aquilo e
aqueloutro, sem qualquer alegria nem amor? A vida é maravilhosa quando tu te
harmonisas com ela e deixas de resistir seja ao que for. Por que tornas as
coisas complicadas? Por que não fazeres deste dia um dia especial, e não ver
senão o melhor em cada coisa? Agradece por tudo. Aprecia tudo como deve ser
apreciado. Eu quero que tu gozes a vida. Começa por ver a beleza da natureza ao
teu redor, e verás que uma coisa maravilhosa conduz a outra, até que toda a tua
vida seja de encanto e de alegria".

Bitchoman said...

Obrigado a todos por me compreenderem...às vezes é mesmo isso que me falta...sentir que há quem me compreenda...um bjnho mto especial à minha mãezita!!! Adoro-te!!!

Anonymous said...

A tua mãe deve ser um ser humano fora de serie!!...