Sunday, January 29, 2006

O perigo de sonhar


Tenho para mim que sonhar (a dormir ou acordado), no sentido mais lato da palavra, é uma das dádivas mais importantes do ser humano. Por um lado porque nos sonhos tudo é possível, por outro porque é neles que se revela todo o nosso ser sem as condicionantes do social e políticamente correcto. É neste mundo que temos total liberdade para sermos quem somos e para sermos quem queremos ser.
Todavia, é uma linha muito ténue a que separa a realidade do sonho, e se por vezes é muito fácil manter essa fronteira, o caso muda de figura quando confundimos o sonho com a realidade. Muitas vezes, o descontentamento com a realidade pode levar-nos a viver um sonho, situação que pode ser perigosa.
Já por várias vezes dei por mim a "apaixonar-me" por um sonho ao ponto de idealizar pessoas, objectos, situações, etc. , sem sequer ter um conhecimento superficial que seja desse(s) elemento(s). Se na maior parte das vezes me foi fácil reconhecer que se tratavam de um produto da minha imaginação, casos tenho em que deixei de tal modo que o sonho se imiscuisse na realidade que acabei por confundir uma coisa com outra.
Um pouco como Icaro, acreditei que poderia voar até ao Sol.

10 comments:

Maria Carvalho said...

Pois por isso mesmo é que o sonho é belíssimo, quase já a levar a máquina do tempo a recuar mesmo vinte anos...para mim!! Beijos.

Anonymous said...

Os sonhos podem revelar-nos o que desejamos mas não assumimos e mostrar o que tememos, mas que não temos bem consciência. Eu tomo sempre em consideração aquilo que sonho e procuro uma explicação. Já me tem ajudado a entender muita coisa.

(os gatos sonham mais do que os humanos)

Nina said...

Sei perfeitamente o k isso é..o pior é k qd vivemos esses sonhos n nos apercebemos realmente de kem nos rodeia :s

Beijinhos :)

Caiê said...

E o fim dessa história... ?:)

Bitchoman said...

O fim dessa historia ainda parece longinquo...

Rosa said...

Isso parece-me uma situação inevitável sempre que nos "apaixonamos" (no sentido mais lato do termo) por algo ou por alguém. Vemos apenas o que queremos ver, ou seja, o que gostávamos que fosse, o que idealizámos, o que sonhámos...

Joanissima said...

... e não podes?

somos o que queremos... E os outros são apenas espelhos rebuscados do que buscamos e somos... Pensa nisso... : )

Bitchoman said...

Sim...mas não te esqueças que a cera que segurava as asas de Icaro derreteu qdo se aproximou demais do sol...

Misty said...

Mas eu cá, recuso-me a capitular! Eu sonho muito. Sempre sonhei e sempre o hei-de fazer!

E queres saber que mais? - parece-me que ultimamente alguns se têm vindo a realizar - porque decidi que os queria viver.

Maria Carvalho said...

Obrigada pelo comentário...ternura, poemas e beijos esperam por ti, sempre. Só os sentirás quando eles se revelarem. Beijos.